Comboio a vapor


Um comboio a vapor exige trabalho e esforço para cumprir a viagem. É um comboio especial.

Este comboio apenas tem 2 carruagens. Sempre juntas, param ambas em todos os apeadeiros e estações.

O comboio a vapor vai linha fora, alimentado constantemente para não parar no meio do nada.

Nas estações e apeadeiros onde para, ou seja em todos, existe movimento.

Tem estações e apeadeiros onde entram pessoas, umas saem na paragem seguinte, outras continuam a viagem.

Algumas entram e apesar de muitas estações á frente saírem do comboio, deixam nele a sua marca.

As carruagens no início da viagem eram simples sem marcas, com o entrar e sair de passageiros elas começam a ficar personalizadas. Os seus bancos de madeira, austeros, passaram a ter lindas almofadas coloridas. As janelas foram ficando mais familiares com cortinas todas diferentes, recordação e ou marca de cada passageiro que por ali viaja ou passou.

Todos os passageiros deixam a sua marca, todos sem exceção.

Alguns passageiros saem inesperadamente, pois era suposto continuarem a viagem, mas como é regra, deixam a sua marca. Por isso a sua presença nesse comboio, independente da viagem e das paragens é sentida e apreciada. A marca pode ser uma simples almofada, um objeto, mas pode ser também um sentimento, uma ideia, um sorriso.

Para manter esse comboio em andamento, para parar em todas as estações e apeadeiros disponíveis, exige muito esforço, muito sentimento e vontade de continuar a viagem.

Para trás o comboio deixa a linha que nunca mais irá voltar a passar, para traz ficam passageiros que saíram e já não podem mais apanhar este comboio. Mas as suas marcas estão nas carruagens deste comboio.

Ele não para, apenas abranda nas estações e volta a acelerar. Passar por desertos e oásis, por cidades e vilas. Com as janelas para o mundo, consigo ver através do fumo que deixa para trás as boas coisas que o mundo tem, as belezas e as injustiças. São as janelas da verdade.

É reconfortante olhar para dentro das carruagens, com passageiros, com marcas de passageiros, com vazio de passageiros.

Este comboio, leva com ele quem quer ir com ele, quem ele quer levar consigo, leva sem dúvida as marcas de alguns passageiros especiais. Tudo isto e todos os sentimentos envolvidos fazem dele um comboio a vapor muito especial

Ás vezes sinto me cansada e triste, mas o comboio a vapor não pode parar…..

Eu comando este comboio ….. 

Eu sou este comboio….

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novo jardim do castelo

A Terra gira